História do Pilates

A prática de exercícios físicos é muito importante para a saúde. Uma vida saudável depende da atenção que o corpo recebe. Um corpo saudável e em boas condições físicas, eleva a autoestima e o bem-estar emocional.
Porém, não são todas as pessoas que gostam de realizar essas atividades em academias. Uma das alternativas que vem conquistando e trazendo excelentes resultados é o Pilates.

Esse método de condicionamento foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1883-1967), inicialmente chamado de CONTROLOGIA.

Mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates reconhecem a ligação entre mente e corpo e constituem em um exercício inteligente, que desafia sua concentração e percepção corporal de forma integrada e individualizada.

Realizados com movimentos especiais de baixo impacto e de poucas repetições, proporcionam resultados eficazes e ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por um público muito amplo que vão desde pessoas sedentárias, homens, gestantes, idosos, crianças e adolescentes até atletas profissionais que visam melhorar seu desempenho.

Tem como principal objetivo proporcionar aos praticantes uma melhor compreensão do seu movimento combinando fundamentos como respiração, concentração, precisão, controle e fluidez, melhorando assim, o alinhamento, força e alongamento muscular, coordenação motora, equilíbrio, respiração, diminuição do estresse, relaxamento, além de trabalhar uma imagem corporal mais saudável por meio de uma postura mais adequada, contribuindo assim também para a qualidade de vida.

Feitos com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta.

Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos, podendo dar ao paciente um estímulo diferente a cada dia.

O método é frequentemente recomendado para ganho de flexibilidade, força, definição corporal e melhoria da saúde em geral. Ganhando espaço também no tratamento de lombalgia, distúrbios posturais (escoliose, hiperlordose, hipercifose), dores crônicas, desordens neurológicas, reabilitação ortopédicas e pós cirúrgicas, estresse, incontinência urinária, fibromialgia, bursites, tendinites, inclusive na área estética para celulites, varizes, tonificação, entre muitas outras.

Venha conhecer a Studio Tudo Fisio. Estamos te esperando!

Entre em contatoEntre em contato